Yoga

Execícios para respiração: Respiração Intercostal

Agora que você já praticou a respiração abdominal, está na hora de passar para a Respiração Média ou Intercostal. São três opções de exercícios para trabalhar esta região. Escolha uma e faça o exercício por 3 ou 5 minutos. Mantenha o foco e a atenção sempre na região sendo trabalhada, evitando utilizar tanto a faixa baixa quando a faixa alta dos pulmões. Mantenha sua mente concentrada no exercício.

Opção #1

  • Sente-se com a coluna ereta, em um asana próprio para meditação (padmasana, sukhasana) ou em uma cadeira. Ou fique de pé.
  • Entrelace os dedos das mãos e coloque-os sobre sua nuca.
  • Ao inspirar, afaste os cotovelos, abrindo a caixa torácica e facilitando a entrada do ar.
  • Ao expirar, aproxime os cotovelos, fechando e aliviando o peito.

Opção #2

  • Nesta opção, trabalhamos separadamente o lado direito e o lado esquerdo.
  • Deite-se sobre o lado direito, pernas flexionadas. O braço direito serve de apoio para a cabeça, e a mão esquerda apoia-se sobre as costelas.
  • Ao inspirar suas costelas se abrem e sua não se levanta. Ao expirar suas costelas se fecham e sua mão se abaixa.
  • Vire-se sobre o lado esquerdo e repita o exercício.

Opção #3

  • Sentado ou de pé, apoie as mãos na lateral do tórax, um pouco abaixo da linha do coração.
  • Inspire de modo que as mãos sejam projetadas para fora, lateralmente, e expire como se as mãos pressionassem as costelas e fechassem a caixa torácica.
  • O movimento e a percepção desta variação é similar ao anterior, mas aqui dos dois lados são trabalhados simultaneamente.

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