Yoga

Exercícios para respiração: Respiração Abdominal

Antes de trabalhar com os Pranayamas, é importante que você já tenha algum domínio e consciência da sua respiração.
Os termos “domínio” e “consciência” da respiração podem parecer estranhos, pois a respiração é algo natural, que executamos ininterruptamente. Mas isto não quer dizer que conheçamos de fato como respiramos e o que podemos efetivamente fazer para tirar o melhor proveito da respiração. Nós respiramos “automaticamente”, o que significa que na maior parte do tempo não nos damos conta do que está acontecendo ou de como está acontecendo.
Nos Pranayamas estamos exercendo algum tipo de controle sobre a respiração, que pode ser respirar apenas por uma das narinas, respirar utilizando diferentes ritmos de inspiração e expiração, reter a respiração, dentre outros.
Podemos considerar que os pulmões podem ser divididos em três regiões: região baixa ou abdominal, um pouco acima do abdome, região média ou intercostal, na altura do peito, e região alta ou subclavicular, logo abaixo da clavícula.
Para ganhar certo domínio e melhorar a consciência sobre a respiração, podemos iniciar com alguns exercícios simples, trabalhando separadamente cada região e depois trabalhando a respiração completa, com todas as três faixas.
Primeiramente vamos trabalhar a Respiração Baixa ou Abdominal:

  • Sente-se, mantendo a coluna ereta. Você poderá adotar uma postura para meditação, como padmasana ou sukhasana, ou sentar-se em uma cadeira. O Importante é manter a postura firme, confortável e a coluna ereta.
  • Apoie as mãos sobre o abdome, um pouco acima do umbigo, de modo que as palmas fiquem voltadas para dentro e as pontas dos dedos se toquem suavemente no centro.
  • Coloque sua atenção para as mãos, as pontas dos dedos.
  • Inspire de modo que seu abdome infle como um balão e as pontas dos dedos se afastem ligeiramente.
  • Faça o exercício por 3 a 5 minutos.
  • No início poderá parecer difícil, mas com o tempo você ganhará controle sobre o processo. Não desista!
  • Quando conseguir dominar o movimento, preste atenção na duração da inspiração e da expiração. Tente fazer com que a expiração seja mais lenta que a inspiração.
  • Este exercício visa trabalhar apenas (ou prioritariamente) a faixa baixa da respiração, por isso evite que as demais partes do seu tórax se movam. Mantenha os movimentos de distensão e contração apenas na região abdominal.
  • O mais importante: foco. Além de ser um exercício de respiração, é também um trabalho de atenção e controle. Se você se distrair, volte novamente a atenção a respiração e continue o exercício.
  • Outra opção é deitar-se de costas, apoiando as mãos sobre o abdome, também de modo que as pontas dos dedos se toquem. Ao inspirar o abdomd levanta e as pontas dos dedos se afastam. Ao expirar o abdome se retrai e as pontas dos dedos se juntam novamente. Nesta opção o exercício é bastante relaxante e pode ser feito antes de dormir.

Um comentário em “Exercícios para respiração: Respiração Abdominal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s