Comidinhas & Cia. · Cozinha

Conservando sua salada por mais tempo

Eu como muita salada. Todos os dias e em boa quantidade. Mas admito que lavar as folhas e verduras a cada refeição é bem chato!

Depois de experimentar várias dicas e soluções, finalmente cheguei a uma que resolveu o meu problema. Minhas verduras duram cerca de uma semana lavadas, prontas para serem consumidas.

Então, compartilho aqui minha dica.

Você vai precisar de alguns utensílios:

  • Um balde ou bacia grande
  • Produto para higienização de alimentos
  • Uma centrífuga para secar salada (dá para ficar sem, mas o resultado não é tão bom)
  • Uma vasilha para guardar a salada depois de lavada
  • Um pano de prato
  • As folhas da sua salada, claro!

Siga os seguintes passos:

1 . Lave as folhas para retirar o excesso de sujeira. Descarte as folhas partidas, murchas e que estejam danificadas.

2. Prepare cerca de 4 litros de água com o produto para higienização de sua preferência, conforme as instruções do fabricante. Ou mais ou menos, dependendo da quantidade de folhas que você irá higienizar.

3. Coloque as folhas na solução e deixe por uns 15 minutos. Não pique ou corte as folhas. Elas deverão estar inteiras. No meu caso eu coloco vários tipos de folhas juntas: alface americana, agrião, rúcula, alface roxa. A alface lisa é um pouco enjoada, pois é muito fina. Então deverá estar super fresca. Bem, até aqui nenhuma novidade…

 

WP_20160209_001

4. Vá retirando pequenos punhados e secando na centrífuga. Não coloque muitas folhas de uma só vez, pois elas não secarão muito bem e ainda poderão ficar “machucadas”.

WP_20160209_005.jpg

 

5. Dependendo da sua centrífuga, você terá menos ou mais trabalho… A minha é bem simples, manual. Em tão tenho que centrifugar cada porção duas ou três vezes, para retirar bem a água. Efeito colateral: nem preciso mais de academia! Minha mãe possui uma de alavanca, que é bem mais prática e eficiente! Está na minha lista de desejos…
6. Depois de secas, coloque as folhas na vasilha onde ficarão armazenadas.
WP_20160209_007
7. Repita este processo para todo o resto. Então você está se perguntando: qual a novidade?
8. Umedeça o pano de prato e cubra a vasilha. E guarde na geladeira.
WP_20160209_008
9. Umedeça novamente o pano pelo menos uma vez ao dia. NÃO USE TAMPA! Isto poderá “melar” as folhas. Use apenas o pano úmido. Este é o truque que irá manter sua salada sempre fresquinha e pronta para consumo!
O sucesso do processo depende fundamentalmente de dois fatores:
  1. Quanto mais secas estiverem as folhas após a higienização melhor. Por isso o uso da centrífuga é mais eficiente.
  2. Manter o pano sempre úmido. Você vai notar que o pano irá secar, dentro da geladeira. Isto porque a geladeira é fria mas é seca. Se o pano secar, a salada irá murchar.
 Faça a higienização assim que comprar as folhas. Quanto mais frescas melhor.
Você poderá higienizar também outros vegetais inteiros: pepino, rabanete, pimentão tomate, aipo. Deixe-os de molho a solução higienizadora. Retire-os e seque bem. Isto é muito importante. Guarde os vegetais em uma vasilha forrada com papel toalha. Este papel deverá ser trocado com regularidade, pois ficará bastante úmido.
Na hora de servir, é só picar ou fatiar.
Em geral eu repito este processo uma vez por semana. E tenho salada fresca todos os dias. Simples e rápida!

 

 

2 comentários em “Conservando sua salada por mais tempo

Deixe uma resposta

