Comidinhas & Cia.

Pão Rústico Integral

Esta é uma variação do Pão Rústico, do livro “500 pães”, de Carol Beckerman, na qual substituí parte da farinha de trigo refinada por farinha de trigo integral. É uma receita simples mas que faz um pão bem saboroso. Fiz apenas metade da receita, o que rendeu um pão de aproximadamente 25cm. Mas que acabou logo…

Os Ingredientes

  • 320ml de água mornaPão Rústico Integral
  • 1 col. chá de açúcar
  • 2 col. chá de fermento biológico seco
  • 250g farinha de trigo
  • 260g farinha de trigo integral
  • 1 col. chá de sal
  • 1 col. sopa de azeite

O Preparo

  1. Dissolva o açúcar na água e junte o fermento. Deixe por 10 minutos.
  2. Coloque as farinhas e o sal em uma vasilha grande e não muito funda.
  3. Faça uma cova no centro das farinhas e despeje a água com o fermento e o azeite.
  4. Com um garfo, vá incorporando os líquidos à farinha. Quando não conseguir mais misturar com o garfo, use as mãos. Quando toda a farinha já estiver incorporada, transfira a massa para uma mesa polvilhada com farinha.
  5. Sove a massa até que fique lisa, elástica e homogênea.
  6. Faça uma bola com a massa, coloque em uma vasilha untada. Vire a massa até que toda sua superfície fique untada. Cubra com um filme plástico e deixe descansar até que a massa dobre de volume (e 1 a 2 horas).
  7. Depois de crescida, sove a massa mais um pouco, dê um formato ovalado. Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Cubra e deixe crescer novamente, até dobrar de volume (cerca de 1 hora).
  8. Aqueça o forno a 220C.
  9. Polvilhe a superfície da massa com farinha e faça quatro cortes diagonais.
  10. Asse por cerca de 30 minutos, ou até que o pão produza um som oco ao receber batidas no fundo.
  11. Deixe esfriar sobre uma grade.

A Receita e os Doshas

Trigo é um alimento que aumenta Kapha, e pacifica Vata e Pitta.

Então, pães em geral não são bons para Kapha. Os tipos Vata também devem ter cuidado com pães fermentados. Por isso dê preferência a consumi-los torrados.

Variações

Você pode usar esta receita como base para criar outros pães, alterando o formato e/ou acrescentando outros ingredientes de sabor, como ervas, especiarias, etc.

  • Pão de ervas: acrescente à farinha 1 col. sopa de ervas desidratadas, como alecrim, manjericão, orégano, tomilho. Você pode usar apenas um tipo ou misturar.
  • Pão de limão com sementes de papoula: misture a farinha 2 col. chá de raspas de limão siciliano e 1 col. sopa de sementes de papoula.
  • Pão de castanhas: acrescente à farinha 40g de castanhas ou nozes
  • Pão de sementes: acrescente à farinha 2 col. sopa de sementes: girassol, gergelim, linhaça, papoula.
  • Pão de forma: Unte uma forma para pão de 23×13 cm. Depois do primeiro crescimento, sove um pouco mais a massa e modele em um formato alongado mais ou menos da largura da forma. Abra com um rolo até ficar com cerca de 20 cm. Enrole como um rocambole e coloque na forma, com a emenda voltada para baixo. Faça o segundo crescimento, conforme a receita original e asse.

Algumas Dicas

  • Depois de modelado o pão, fiz o segundo crescimento a geladeira, de um dia para o outro, e assei a massa pela manhã. Assim, tivemos pão quentinho no café da manhã.
  • Você pode usar fubá para enfarinhar a mesa.
  • A proporção entre farinha e água pode variar um pouco. Há farinhas mais secas ou mais úmidas. Por isso, tenha sempre a mão um pouco mais de água e de farinha enquanto estiver sovando a massa.
  • A perfeição vem com a prática. Por isso não desista se seus primeiros pães não ficarem “profissionais”. Até porque, a farinha que compramos no supermercado e nosso forno não são iguais aos utilizados por profissionais.
  • O uso da farinha integral tende a fazer um pão mais compacto e um pouco mais pesado, se comparado a um pão feito apenas com farinha refinada.
  • Sempre achei difícil as descrições de como sovar e do “ponto” certo da massa. Tem coisas que preciso ver, tocar. Se você tem dúvidas, há diversos vídeos na internet que permitem, pelo menos visualizar o processo. Este é apenas uma sugestão:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s