Ayurveda · Saúde · Yoga

Pavanamuktasana

Não raro nossa energia vital fica desequilibrada ou bloqueada, devido a diversos fatores, como má postura, distúrbios físicos ou orgânicos, problemas psicológicos ou emocionais, ou estilo de vida inadequado.Inicialmente podemos sentir rigidez articular, tensão muscular ou outros desconfortos de menor grau. Mas com o tempo, o bloqueio acaba por se tornar crônico, e um órgão, articulação ou membro passa a funcionar mal, falhar ou adoecer.

Muitas das doenças conhecidas são de natureza psicossomática. Alguns médicos e pesquisadores chegam a afirmar que todas as doenças são desta natureza. Em alguns casos o tratamento com medicamentos pode aliviar os sintomas, mas falham em atingir as raízes da doença, e efetivamente restabelecer a saúde. Este insucesso pode estar relacionado com a nossa mente e nossas emoções. Então não basta tratar e medicar o corpo. É preciso tratar a mente. Mas em lugar de medicamentos, algumas práticas simples do Yoga podem produzir um profundo e positivo efeito no corpo, na mente e nas emoções, auxiliando assim o tratamento de muitas doenças e a manutenção da saúde.

Uma das práticas que merece destaque é a série Pavanamuktasana que ajuda a desenvolver a consciência dos movimentos corporais e dos efeitos sutis sobre os diversos níveis do ser humano, desbloqueando a energia e melhorando a circulação do prana. Sua prática regular contribui então para a promoção da saúde global, do corpo, da mente e das emoções.

Pode ser praticada de forma isolada ou como preparação para outras práticas mais avançadas de asanas, pois trabalha as principais articulações e relaxa os músculos do corpo. Sua grande vantagem é poder ser praticada por todos: praticantes iniciantes ou avançados, jovens ou idosos.

Apesar de ser uma prática é simples, suave e confortável, seu efeito e sua utilidade não devem ser menosprezados.

Este tipo de prática é chamada Sukshma Vyayama, ou seja, “exercício sutil”. O termo Pavana signidfica “vento” ou “prana”, Mukta quer dizer “libertar” e Asana é normalmente traduzido como “postura”.

Então Pavanamuktasana é um conjunto de posturas cujo objetivo é remover os bloqueios e possibilitar o livre fluxo de energia no corpo e na mente.

Os asanas que compõe a série devem ser executados em um ambiente relaxante, com plena consciência nos movimentos e sincronizados com a respiração, o que promoverá o relaxamento dos músculos e da mente, harmonizará o sistema nervoso autônomo, as funções hormonais e o funcionamento dos órgãos internos.

Há três grupos (ou séries): anti-reumática, digestiva e energizante (Shakti Bandha).

O primeiro grupo pode ser praticado (quase) sem contra indicações, sendo muito útil para pessoas debilitadas ou que não possam realizar exercícios vigorosos, como hipertensos, cardíacos e pessoas com artrite e reumatismo. A série elimina os bloqueios nas articulações, melhora a coordenação, a atenção e a confiança.

O segundo grupo é destinado a fortalecer o sistema digestivo, sendo especialmente benéfica para pessoas que sofrem de indigestão, constipação, flatulência, acidez, inapetência, diabetes e distúrbios do sistema reprodutivo. É uma séria mais intensa que a primeira, trabalhando ativamente a região abdominal, por isto deve ser evitada em caso de hipertensão, problemas cardíados e problemas na região lombar (ciática, hérnia de disco).

O terceiro grupo  visa promover a circulação de energia no corpo. Como os asanas são mais ativos, é recomendado a pessoas com boa saúde, devendo ser evitado em caso de doenças graves.

Texto baseado no livro “Asana, Pranayama, Mudra, Bandha“,
de Swami Stayananda Saraswati.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s