Contos & Mitos

O Sábio Markandeya e o Maha Mritynjaya Stotram

Uma história para celebrar o Mahashivaratri, a Grande Noite do Senhor Shiva.

O grande sábio Mrikandu e sua esposa Marudvati desejavam muito ter filhos, e por isso adoravam ao Senhor Shiva, na esperança de que Ele pudesse conceder-lhes esta bênção.

Senhor Shiva, então muito satisfeito com a devoção do sábio e de sua esposa, deu a eles a opção de ter apenas um filho muito inteligente, mas que viveria por apenas 16 anos, ou centanas de filhos, que viveriam por muitos anos, mas que seriam todos tolos. O sábio não teve dúvidas, e escolheu o filho inteligente.

A criança nasceu e ganhou o nome de Markandeya. O menino cresceu muito inteligente e belo, aprendeu com facilidade os Vedas e os Shastras, e todos gostavam dele.

O tempo passou, mas quanto mais se aproximava o décimo sexto aniversário de Markandeya, mais triste se tornava o velho sábio. Um dia, notando a tristeza do pai, Markadeya perguntou: “Pai, por que estás tão triste?”

O sábio respondeu: “Oh meu filho, o que posso eu dizer! Quando o Senhor Shiva trouxe você a mim, Ele disse que você viveria apenas 16 anos. Agora a data de seu aniversário se aproxima, e não seu como sua mãe e eu suportaremos sua perda.”

Markandeya disse: “Pai! Esta é a razão de tanta tristeza? O Senhor Shiva é benevolente com seus devotos. O senhor mesmo me ensinou. Eu aprendi nos Puranas que Ele já salvou da morte muitos de seus adoradores. Eu adorarei aos Senhor Shiva dia e noite, e tenho certeza que ele também me salvará!”

O velho sábio alegrou-se com a fala do filho e o abençoou.

Markandeya construiu um Shivalingam e começou a adorar ao Senhor Shiva dia e noite sem parar. Entoava mantras, cantava bhajans, dançava e fazia oferendas. No último dia, quando completaria então 16 anos, antes de iniciar os bhajans, Yama, o Senhor da Morte apareceu, montado em um búfalo e segurando um laço.

Yama falou então a Markandeya: “Rapaz, pare de cantar! Sua vida neste mundo acabou. Você está pronto para morrer.”

Markandeya não teve medo. Abraçou o Shivalingam com quem abraça a própria mãe. Yama jogou seu laço ao redor do pescoço do rapaz, e puxou-o junto com o Shivalingam.

Então o lingam de abriu e de dentro dele surgiu o Senhor Shiva, dizendo: “Yama, va se embora! Não ouse tocar neste rapaz. Ele é meu amado devoto e ira viver para sempre!”

Yama foi embora desapontado, e Markandeya orou ao Senhor Shiva com enerome devoção, cantando o Maha Mritynjaya Stotram, que ao final de cada verso diz, “O que pode a morte fazer a mim?”

Markandeya voltou para casa, e jogou-se aos pés de seus pais e o abaraçaram e choraram de alegria.

Markandeya tornou-se um grande sábio, que venceu a morte graças à sua grande devoção ao Senhor Shiva. E vive desde então…


Deixe uma resposta

