Aromaterapia

Óleo Essencial x Essência: qual a diferença?

Tenho visto muita gente se confundindo, mas essência e óleo essencial não são a mesma coisa. São muito diferentes…

Óleos essenciais são compostos concentrados, 100% naturais, extraídos das plantas, amplamente utilizados na aromaterapia, enquanto que as essências, tipicamente utilizadas em perfumaria, são compostos sintéticos.

Os óleos essenciais e as essências sintéticas pode ter aromas muitos parecidos, ou até mesmo idênticos, mas sua estrutura química é diferente. Por isso essências sintéticas não possuem qualquer propriedade terapêutica, e tem aplicação apenas na perfumaria. Não raro, algumas pessoas apresentarem reações adversas a algumas essências sintéticas, como dores de cabeça ou alergia, ao passo que o mesmo não ocorre com os óleos essenciais.

Mas como saber o que estamos comprando? Como saber se é de boa qualidade?

  • Dica #1: esta é básica. Óleos de plantas diferentes tem preços diferentes. Se o “óleo de rosa” tem o mesmo preço do “óleo de eucalipto”, certamente você estará comprando uma essência sintética, ou qualquer outra coisa, que não óleo essencial.
    A razão desta diferença de preços é bem simples de explicar. Imagine que o óleo essencial de um planta fique armazenado em pequenas “bolsas”, dentro das flores, folhas, caules e raízes. Algumas plantas possuem dezenas, centenas, muitas destas bolsas, enquanto outras possuem apenas 1 ou 2. Assim sendo, algumas plantas tem maior produtividade do que outras. Então como o óleo extraído destas plantas podem tem o mesmo valor no mercado?
    Um exemplo: para produzir 1 kg de óleo essencial de eucalipto são necessários 50 kg de folhas e ramos, enquanto para produzir a mesma quantidade de óleo essencial de rosas são necessárias 5 toneladas de pétalas!
  • Dica #2: observar o rótulo. É importante que o rótulo traga o nome botânico da planta. Não basta dizer que é óleo de eucalipto, por exemplo, pois existem várias espécies, com aromas e aplicações diferentes. Se o rótulo não trouxer o nome botânico, você até poderá estar comprando um óleo essencial, mas talvez não seja o óleo que você queira ou necessite.
  • Dica #3: o óleo deve estar acondicionado em um frasco de vidro, que em geral é de cor âmbar. Os óleos essenciais podem correr o plástico.

2 comentários em “Óleo Essencial x Essência: qual a diferença?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s