Ayurveda

Alimentação para Kapha

Nas pessoas de constituição Kapha predominam os elementos terra e água. Então, podemos dizer que onde predomina o dosha Kapha, predominam o peso, a umidade e o frio. como já falamos outras vezes, no Ayurveda, temos o princípio “igual aumenta igual”. Assim, para contrabalançar as características de Kapha, a alimentação deve ser leve, seca e quente.

Quando pensamos em atributos, não é muito díficil identificar quais alimentos são mais adequados ou quais deveriam ser evitados. Pense em um sorvete, não o picolé, mas um sorvete de baunilha, por exemplo. Que atributos você associaria a este alimento? Bem, ele é frio, úmido e pesado, certo? Então podemos concluir que sorvetes não são muito bons para quem tem predomínio de Kapha…

Pessoas de constituição ou com desequilíbrio de Kapha tendem a apresentar uma digestão mais lenta, sendo comum a sensação de peso após as refeições. Apesar disto, seu apetite é do tipo constante: raramente recusam uma refeição. Uma boa dica para aqueles que forem com esta sensação de peso, da refeição que parece insistir em não ser digerida, é tomar um pouco de chá de gengibre após a refeição. O gengibre estimula o fogo digestivo, como colocar lenha na fogueira, facilitando assim a digestão.

Além da escolha adequada dos alimentos, também é importante observar algumas dicas básicas:

  • Prefira alimentos cozidos e quentes.
  • Evite alimentos muito suculentos e adocidacos. Prefira uma alimentação mais seca, sem molhos ou óleo.
  • Uma dieta equilibrada pode conter cerca de 40% de grãos, 20% de proteínas e 40% de vegetais (incluindo 10% de frutas secas ou frescas).
  • Alimente-se em horários regulares e não omita nenhuma refeição.
  • Aproveite as ervas e condimentos para temperar os alimentos. Todas são bem vindas, mas não abuse do sal. Os condimentos picantes são especialmente bons.
  • Prefira alimentos de natureza mais quente e leve, como os  adstringentes, amargos e picantes. Evite excesso de alimentos doces, salgados e ácidos. (veja o artigo sobre os sabores).
  • Evite bebidas muito geladas, especialmente durante a digestão. Isto “apaga” o fogo digestivo, tornando a digestão ainda mais lenta. Mesmo fora das refeições, prefira bebidas na temperatura ambiente.
  • Não faça outras atividades durante as refeições, como ler, trabalhar, ver televisão.
  • Coma apenas quando tiver fome verdadeira, e evite os “lanchinhos” entre as refeições, especialmente como consolo emocional, o que bastante comum em pessoas de constituição Kapha.
  • É comum não sentir fome pela manhã. Se for assim, tome apenas um chá e um lanche leve às 10h.
  • Á noite, faça uma refeição leve, e não durma logo após comer. Agurade 2 ou 3h para completar a digestão.
  • Evite alimentos muito oleosos, especialmente frituras.

Dê preferência aos seguintes alimentos:

  • Frutas: maça, amoras, romã e frutas secas. Suco de limão, adoçado com mel.
  • Vegetais: ppimentas, brócolis, repolho, aipo, vagens ervilhas, aspargo, cogumelos, folhas verdes (de preferencia cozidas), rabanete, cenoura, beterraba.
  • Grãos: cevada, milho, trigo sarraceno, centeio
  • Leguminosas: feijões, lentilhas, ervilha seca
  • Laticínios: leite de cabra
  • Carnes: frango, peru
  • Nozes: semente de girassol, semente de abóbora
  • Óleos: girassol, milho
  • Ervas e condimentos: todos. Pimentas, semente de mostarda, alho, gengibre, açafrão, cravo, canela, coentro, manjericão, hortelã
  • Adoçante: mel

Mas tente evitar:

  • Frutas: frutas em geral, especialemente as doces e suculentas, como banana, abacate, mangas
  • Vegetais: tomates, abobrinha, abóbora
  • Grãos: trigo, arroz
  • Laticícios: leite e derivados (iogurte, creme de leite, manteiga, queijos, sorvete)
  • Carnes: vaca, porco, cordeiro, peixes, frutos do mar, ovos
  • Nozes: todas, pois são pesadas e gordurosas.
  • Óleos: quase todos, especialemnte a manteiga e óleo de gergelim
  • Ervas e condimentos: sal
  • Adoçante: açúcar refinado, frutose, mascavo, rapadura, melado

O mais importante:

Bom senso e consciência! O radicalismo nunca é uma boa solução. Procure perceber melhor o sabor dos alimentos e o efeito deles no seu organismo. Não coma no “automático”…

Última Dica:

Antes de começar uma nova dieta, seja ela qual for, ou alterar sua alimentação, anote tudo que o você come por uma semana. Depois de passada esta semana, reveja a lista. Talvez você tenha uma supresa!

Em geral não temos muita consciência do que comemos e achamos que nos alimentamos bem. Sabendo exatamente como são nossos hábitos, fica mais fácil tentar mudá-los. E não mude tudo de uma só vez, pois isto é quase sempre uma garantia de fracasso. Diz o ditado: devagar se vai ao longe…

16 comentários em “Alimentação para Kapha

    1. É isso aí Katia! Persistência… Sei que se você tem uma predominância de kapha pode parecer mais difícil. Mas não desista. A recompensa vem! Mais saúde, bem estar. O Ayurveda pode ajudar muito. E tem muito que se pode fazer, mudando aos poucos, compreendendo melhor como as coisas funcionam, com nós funcionados. Sabe que você até me inspirou a escrever uma pouco sobre este assunto? Quem sabe poderá ser útil?
      Abraço

      Curtir

    1. Oi Angela.
      Existem testes na internet. Experimente fazer uma pesquisa no Google! São muitos!
      Mas o melhor mesmo seria uma avaliação com um terapeuta ayurvédico experiente. São muitas as nuances…
      Se você ler os posts para Vata, Pitta e Kapha, certamente irá se identificar mais com 1 ou 2, o que seria mais comum. Então há um boa chance destes serem seus doshas predominantes. Mas no Ayurveda temos a Prakriti, a constituição com a qual nascemos e que não muda, e a Vrikriti, que reflete nossos desequilíbrios, e que portanto muda. Então, quando for fazer testes ou ler textos sobre os doshas, você pode responder pensando em como você sempre foi (aí seria a Prakriti) ou como se sente no momento (neste caso a Vikriti). Mas cuidado, pois as vezes temos desequilíbrios tão antigos e pensamos que fazem parte da nossa natureza! Nossa natureza é sempre saudável. Qualquer coisa diferente disso é desequilíbrio, é doença.
      Abraço e obrigada por sua visita!

      Curtir

  1. Olá, gostei mto. de todas as sugestões, e gostaria de receber mais informações sobre, problemas digestivos( gases, refluxo de ar) sou Kapha, e um pouco de Vata. Grata Eliana

    Curtir

    1. Olá Eliana.
      Uma boa digestão é fundamental para manutenção da saúde e a cura das doenças. Podemos avaliar o estado de nossa digestão pelos seus sintomas.
      Qualquer alteração digestiva, como gases, refluxo de ar, sentir-se pesado após a refeição, falta de apetite, constipação, indica que algo não está certo e que há grandes chances dos alimentos não estarem sendo adequadamente digeridos.
      Existem muitas formas de ajustar e corrigir a digestão, e uma delas é utilizar gengibre, seja fresco, seco ou na forma de suco.
      Mas é imprescindível que a alimentação esteja ajustada às suas necessidades. Não adianta tomarmos chás, ervas ou complemento que aliviam sintomas se as causas não são removidas. É como sentar-se sobre um prego e apenas tomar analgésicos para aliviar a dor. É preciso remover o prego!
      O gengibre irá ajudar a aumentar o poder digestivo. É bom para Vata e Kapha, mas os de dominância Pitta devem usar com cautela.
      Alguns alimentos tem maior potencial de fermentação e formação gases. E isto também pode variar para cada indivíduo. Então reavalie os alimentos que você está consumindo e a forma de preparo. Faça testes retirando um alimento suspeito por 1 ou 2 semanas, ou mudando sua forma de preparo. Este procedimento ajuda a encontrar os possíveis causadores do problema. Falar durante as refeições, comer muitos alimentos crus e comer rápido são alguns hábitos que podem contribuir para aumentar a quantidade de ar dentro do sistema digestivo.
      Abraço e obrigada pela visita.

      Curtir

    1. Olá Monica.
      Cada indivíduo e situação/desequilíbrio são únicos, e requer uma avaliação presencial do paciente por um profissional qualificado, de modo a traçar a estratégia terapêutica mais adequada.

      Sobrepeso e obesidade são distúrbios multi-fatoriais, que exigem tratamento de longo prazo. Não podemos simplificar ou rotular o problema, dizendo apenas “é um distúrbio Kapha” ou “basta fazer dieta”. Em geral, haverá também desequilíbrio de Vata e/ou Pitta, além do desequilíbrio de Kapha. Não raro, pessoas que sobre de sobrepeso são ansiosas, o que pode ser visto como um desequilíbrio de Vata. Então é necessário tratar o conjunto. A opção de fazer uma dieta, especialmente dietas extremamente restritivas, que poderão agravar a ansiedade.

      No ayurveda são 4 os fatores causadores de doença (nesta ordem): emoções, estilo de vida, alimentação e ambiente. Há de se notar então que mesmo com um dieta adequada, sem tratar as emoções e mudar o estilo de vida o sucesso tende a ser menor e passageiro.

      Minha sugestão seria, então, que você procurasse compreender e equilibrar suas emoções, e praticas como yoga, tai-chi e outras similares certamente ajudarão. Caminhadas ao ar livre, observar e aprender com a natureza, praticar a espiritualidade, cultivar o amor, a compaixão e o contentamento, trazem paz e nos tornam mais capazes de lidar de modo eficiente, não emocional, com os desafios da vida.

      Reavalie seu estilo de vida, sua rotina seus hábitos. O que pode ser mudado? O que você consegue mudar? O que você estaria disposta a mudar?

      E claro, uma alimentação para reequilíbrio de Kapha, com restrição aos sabores doces, salgado e ácido, privilegiando alimentos aquecidos e mais secos.

      Evite e proteja-se de ambientes propícios a agravar Kapha, como ambientes frios, úmidos e escuros.

      Por último, talvez não seja uma boa ideia fazer grandes mudanças de uma só vez. Além de gerar ansiedade, você poderá ter dificuldade de atingir um padrão tão elevado. Isso levará a frustação e àquela sensação de “eu sou um fracasso, nunca vou conseguir nada”. Caso não seja um problema grave, que ameaçe a vida, começe “engatinhando”. Uma criança engatinha antes de andar, e anda antes de correr.

      Abraços e obrigada pela visita.

      Curtir

    1. Olá Sueli.
      Em linhas gerais é o que está no artigo mesmo. Eu acredito que a maior dificuldade para os vegetarianos do tipo Kapha é reduzir ou eliminar o consumo de laticínios e de trigo. Tendemos a substituir os pratos de carne por pratos com muito queijo e/ou trigo.

      Mas eu acrescentaria algumas sugestões e comentários:

      * Mantenha um baixo consumo de gordura, não mais do que 20g por dia (1 a 1 1/2 colheres de sopa). Isto inclui a gordura usada no preparo dos alimentos, os óleos de adição (azeite, por exemplo) e a gordura dos alimentos. Em 100g de queijo parmesão, por exemplo, 33g são gordura. Nozes, sementes e abacate também possuem boa quantidade de gordura. Para mais informações sobre a composição dos alimentos você pode consultar a Tabela TACO, da Unicamp (http://www.unicamp.br/nepa/taco/).

      * Já que estamos no verão, você pode comer saladas e vegetais crus. Brócolis, couve-flor são ótimos para Kapha e também são ótimos crus. Eu não acreditava, mas depois que experimentei como todos os dias. Folhas verdes de todos os tipos, rabanete, cenoura, aipo, ervilha, vagem, aspargos. Escolha alguns e monte uma bela salada. Um prato grande. Tempere com o suco de 1 limão e ervas aromáticas ou uma masala.

      * Feijão com arroz faz um bom acompanhamento para a salada. Dê preferência ao arroz basmati. Mas pode ser difícil de encontrar e é bem mais caro. Então use o integral. Varie os feijões. Use lentilha. Se desejar pode acrescentar alguns legumes ao arroz. Mas faça isto no final do cozimento; apenas o suficiente para que eles fiquem “al dente”. Proporcionalmente, consuma mais feijão e legumes e menos arroz.

      * Sucos verdes também são um ótima pedida. Acrescente gengibre para ajudar na digestão.

      * Frutas em geral são bem doces, mas são infinitamente melhores que qualquer outro tipo de doce industrializado, ou preparado, como biscoitos, bolos, pães.

      * Quando bater aquela vontade incontrolável de comer doce, coma tâmaras. Elas são naturalmente doces e irão satisfaze-la.

      Não sei se este é o seu caso, mas é muito comum as pessoas de tipo Kapha ou com desequilíbrio de Kapha buscarem uma alimentação mais adequada para perda de peso. Isto é muito bom e importantíssimo. Mas deve vir acompanhada de atividade física praticada com regularidade. Só a alimentação pode não ser suficiente para a perda ou manutenção do peso.

      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Curtir

  2. eu ja nem acredito nas dietas;mas estou sempre tentando, eu não conhecia essa dieta,a que eu faço e muito parecida com essa espero melhorar.

    Curtir

  3. Estou me interessando pela alimentação ayurvedica e já tinha notado que certos alimentos, como laticínios por exemplo, me fazem mal. Espero que através desse artigo eu consiga mudar alguns (maus) hábitos alimentares e agradeço a postagem.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s