Ayurveda

Shirodhara

Shira quer dizer cabeça e dhara quer dizer fluxo contínuo. Bem, isto é Shirodhara: um fluxo contínuo de óleo derramado sobre a cabeça, mais especificamente a testa.

Nesta técnica é usual a utilização de óleo de gergelim morno que pode ou não conter ervas medicinais, que flui continuamente por cerca de 30 a 40 minutos. Além do óleo, também é possível ser realizada com leite ou chá, dependendo do tipo de desequilíbrio.

Os maiores beneficiados com esta técnica são os indivíduos de tipo Vata, ou pessoas com distúrbios como insônia e ansiedade, mas também pode ser aplicada às outras constituições. Isto porque o principal efeito do shirodhara é acalmar o cérebro e o sistema nervoso. Assim, pode ser utilizado no tratamento de fadiga mental, distúrbios do sistema nervoso, depressão, paralisias, tremores, insônia, doenças psicossomáticas, fibromialgia e enxaquecas. Também acaba por promover a hidratação do couro cabeludo e dos cabelos.

O shirodhara pode ser realizado como tratamento isolado, mas o ideal é que seja combinado com o abhyanga, potencializando seu efeito calmante.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s