Ayurveda

Abhyanga

Abhyanga é um termo sâncrito para designar um tipo de massagem muito utilizada na medicina ayurvédica.

A palavra abhyanga deriva de abhyaGga, que quer dizer friccionar com substância untosa, e isso diz muito sobre esta técnica.

A massagem abhyanga é realizada com óleos vegetais, aos quais podem ou não ser adicionadas ervas medicinais.

O tipo e a quantidade de óleo e as sequencias de manobras dependem da constituição do paciente (vata, pitta ou kapha) e/ou do tipo de distúrbio identificado. Todo o corpo é trabalhado: dos pés à cabeça.

Em geral, para paciente do tipo vata ou com desequilibrio deste dosha utiliza-se óleo de gergelim e manobras mais suaves e lentas, que venham promover aquecimento e acolhimento.

Para o tipo kapha ou paciente com desequilíbrio do dosha kapha, o mais adequado é o óleo de mostarda, em pequena quantidade, e manobras mais vigorosas, que mobilizem os tecidos mais profundos, e que também promovam aquecimento.

Já para o tipo pitta, em geral procura-se promover tranquilidade com massagens mais refrescantes, e por isso utiliza-se óleo de girassol ou coco.

O abhyanga é, sem dúvida alguma, o procedimento mais difundido no ayurveda, talvez porque sejam poucos os tratamentos que não incluam este tipo de massagem. Ela é fundamental no processo de purificação chamando “panchakarma”, pois é utilizada para mobilizar as toxinas a serem eliminadas do organismo. Talvez por isso muitos chamem o abhyanaga simplesmente de “massagem ayuvédica”. Mas este é um termo muito genérico, uma vez que existem outros tipos de massagem utilizadas no ayurveda, que não utilizam óleos, e são portanto bem diferentes da massagem abhyanga.

Além da utilização do abhyanga durante processos terapeuticos específicos e de purificação, a massagem pode ser utilizada para promover relaxamento e vitalidade, nutrindo a pele, tonificando e relaxando os músculos. Sessões regulares de abhyanga ajudam na manutenção do equilíbrio dos doshas e consequentemente na manutenção de corpo e mente saudáveis.

Existem várias técnicas e estilos diferentes de massagem. A Índia é um pais vasto e plural, e uma técnica milenar como o abhyanga não poderia ser diferente. Portanto, é difícil definir qualquer método como “verdadeiro” ou “original”. O fundamental é que o profissional possua os conhecimentos adequados sobre ayurveda, sendo capaz de identificar a constituição do paciente e suas necessidades no momento do tratamento, de modo a fazer as escolhas mais adequadas quanto aos óleos e manobras a serem adotadas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s