Ayurveda

Alimentação para Pitta

Nas pessoas de constituição Pitta predomina o elemento fogo. Por isso, a principal característica deste dosha é o calor. No Ayurveda, temos o princípio “igual aumenta igual”. Assim, para contrabalançar as características de Pitta, a alimentação deve ser basicamente refrescante.

Não é muito difícil identificar alimentos “quentes”. Alguns são bem conecidos, como as pimentas e as frutas ácidas.

A digestão de Pitta é, em geral, boa. Por isso as pessoas com esta constituição comem bastante. E acham que podem comer de tudo! É comum sentirem fome novamente apenas algumas horas depois do almoço.

Mas a digestão pode “estar boa demais”, ou seja, digerindo muito rápido o alimento ingerido e provocando sensações como queimação e azia. Isto não é bom, e pode ser causado por um excesso de ingestão de alimentos picantes, salgados ou ácidos. A digestão deve ser equilibrada, para que os nutrientes sejam corretamente aproveitados pelo organismo.

Além da escolha adequada dos alimentos, também é importante observar algumas dicas básicas:

  • Prefira alimentos cozidos. Se a digestão estiver boa, alimentos crus, como saladas, podem ser ingeridos, especialmente no verão e dias muito quentes.
  • Alimente-se em horários regulares, o que não é difícil para os tipos Pitta. Não omita nenhuma refeição, pois isso certamente o deixará bastante irritado!
  • Evite ervas e condimentos para temperar os alimentos. A grande maioria dos temperos é picente, ou seja, quente. Mas folhas de hortelã e coentro são bastante refrescantes. É comum o desejo por alimentos condimentados, especialmente se Pitta estiver desequilibrado. Isto contribuirá para o agravamento da situação. Portanto, fique atento!
  • Prefira alimentos doces, adstringentes e amargos. Evite excesso de alimentos picantes, salgados e ácidos. (veja o artigo sobre os sabores) Alimentos doces não são aquelas tortas repletas de cobertura! São alimentos que naturalmente possuem sabor mais adocicado, como as frutas doces, leite, arroz.
  • Apesar da sensação de calor, evite bebidas muito geladas. Isto não é bom para um organismo tão aquecido internamente. Prefira bebidas frescas ou na temperatura ambiente.
  • Evite alimentos muito oleosos, especialemente frituras.

Dê preferência aos seguintes alimentos:

  • Frutas: maduras e doces; maça, abacate, damasco, coco, uvas (rosada), manga, pêra, ameixa, figo, tâmara, melancia.
  • Vegetais: aspargo, beterraba, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, cenoura, couve-flor, aipo, folhas de coentro, pepino, quiabo, azeitona preta, ervilha, batata, abóbora, brotos, abobrinha, folhas verdes cozidas
  • Grãos: cevada, aveia (cozida), farelo de aveia, quinua,  arroz, trigo, tapioca, farelo de trigo
  • Leguminosas: feijão preto, feijão fradinho, grão-de-bico, lentinha, feijão mung
  • Laticínios: leite de vaca, leite de cabra, manteiga (sem sal), ghee, queijos macios e sem sal (e.g. Cottage)
  • Carnes: peito de frango, clara de ovo, peixe de água doce, coelho
  • Nozes: amêndoa, linhaça, semente de girassol, semente de abóbora
  • Óleos: girassol, ghee, canola, oliva, linhaça
  • Ervas e condimentos: manjericão fresco, folhas de coentro, hortelã, menta, coentro, cominho, funcho, cúrcuma,
  • Adoçante: frutose, concentrados de fruta

Mas tente evitar:

  • Frutas: verdes e ácidas; limão, uva (verde), caqui, tamarindo.
  • Vegetais:berinjela, folhas de mostarda, azeitona verde, tomate, alho, cebola (crua)
  • Grãos: trigo sarraceno, milho, centeio
  • Laticínios: manteiga com sal, queijos duros (parmezão)
  • Carnes: vaca, gema de ovo, porco, frutos do mar
  • Ervas e condimentos: pimentas, assa-fétida, cravo, feno-grego, semente de mostarda, noz-moscada, oregano, manjerona, páprica, alecrim, tomilho, sálvia
  • Óleos: gergelim, milho
  • Adoçante: açúcar refinad, mel, mascavo, melado
  • Bebidas: café, chá-preto, chá-verde, refrigerante, álcool, bebidas estimulantes

O mais importante:

Bom senso e consciência! O radicalismo nunca é uma boa solução. Procure perceber melhor o sabor dos alimentos e o efeito deles no seu organismo. Não como no “automático”…

Última Dica:

Antes de começar uma nova dieta, seja ela qual for, ou alterar sua alimentação, anote tudo que o você come por uma semana. Depois de passada esta semana, reveja a lista. Talvez você tenha uma supresa!

Em geral não temos muita consciência do que comemos e achamos que nos alimentamos bem. Sabendo exatamente como são nossos hábitos, fica mais fácil tentar mudá-los. E não mudo tudo de uma só vez, pois isto é quase sempre uma garantia de fracasso. Diz o ditado: devagar se vai ao longe…

4 comentários em “Alimentação para Pitta

  1. Desta lista eu não concordo em evitar carne de vaca. Eu sou pitta, ou ao menos me identifico mais com as características desse dosha. Entretanto já concluí por experiência própria que a carne vermelha (especialmente de vaca), exceto quando frita me faz muito bem. Quando como outro tipo de carne, ou então não como carne sinto que falta alguma coisa, meu humor não é muito bom, sinto-me fraca, desanimada, etc. Quando como carne de vaca sinto a diferença, minha digestão é melhor (isso mesmo), sinto maior bem estar, melhora no humor e no ânimo geral.

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  2. Boa tarde, pessoal! Parabéns pela matéria! Fico muito feliz em poder ter acesso a textos sobre Ayurveda aqui na internet. Sempre leio os textos clássicos mas nem sempre é fácil localizar algum assunto lá.
    Em relação à dieta pitta, gostaria de apontar que o limão citado aqui não agrava pitta. Esse alimento é um Prabhava (caso especial) é uma fruta ácida que não agrava Pitta, um Dosha, normalmente, elevado por substâncias ácidas.
    Namastê!

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    1. Olá Bruno! Obrigada pela visita e por seu comentário. Você tem toda razão. O limão é um alimento fabuloso, uma verdadeira João da natureza. Apesar de ácido, tem potência fria e por isso pode ser usado por Pitta. Ótimo no tratamento de todos os distúrbios digestivos. Por o Ayurveda recomenda seu consumo diário, em jejum, junto com um copo de água morna. Na minha rotina diária não pode faltar! Namaste!

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