Artigos

Ayurveda, Yoga e Meio Ambiente

Hoje em dia muito se fala sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. Mas para o Ayurveda isto não é novidade!

Sendo uma ciência holística, como muitas outras, o Ayurveda considera que a saúde do ser humano depende também da sua interação com o meio ambiente. Já falamos como as mudanças de clima afetam os doshas Vata, Pitta e Kapha.

Também os textos clássicos de Yoga são bem claros quanto a preservação da natureza, quando descreve princípios de conduta como Ahimsa (não-violência), Asteya (não-roubar), Daya (compaixão) e Mitahara (ailmentar-se com moderação).

Então, se o meio ambiente não está saudável, também nossa saúde, como indivíduos, está comprometida.

Nossos corpos estão intimamente ligados a Terra e a todos os seres que nela habitam.Por séculos o homem se julgou superior e independente da natureza. Achou que poderia dominá-la, subjulgá-la. Hoje podemos perceber o resultado deste comportamento insano: poluição das águas, do ar e do solo, desmatamentos, animais extintos ou em extinção.

Apesar de tantos avanços nas ciências médica e tecnológica, será que somos mais saudáveis que nossos ancestrais? Talvez tenhamos, em alguns locais do mundo, uma melhor espectativa de vida, pois algumas doenças foram controladas. Mas enfrentamos outros males: obesidade, estresse, depressão, violência, epidemias. Com a destruição da natureza, somos assolados por vendavais, tsunamis, incêndios florestais de grandes proporções.

Vivemos em uma sociedade obsecada por saúde e bem estar, sempre procurando as melhores dietas, desenvolvendo medicamentos e buscado formas de prolongar a vida. Mas para que viver tanto em um planeta tão maltratado? Será que isto é ter saúde?

É sempre bom lembrar que saúde é um conceito amplo, que não implica somente na ausência de doenças, mas também no bem estar social, mental e emocional.

Retornamos então ao conceito do holismo: se somos parte do planeta, nossa saúde depende de um ambiente saudável, da saúde do planeta Terra. Não teremos um corpo sadio respirando ar poluído, bebendo água contaminada e comendo alimentos intoxicados.

E não é tão difícil cuidar da saúde do planeta. que tal começar com a seguinte reflexão:

  • O quanto você se esforça em manter seu corpo saudável?
  • Você se preocupa com o efeito dos alimentos sobre sua saúde?

Mas…

  • Você se preocupa com o efeito das suas ações sobre a saúde do planeta?
  • Você se esforça para manter o planeta saudável?

Existem muitas formas simples, sem qualquer custo ou esforço, além da conscientização:

  • Que tal usar sacolas de pano quando for a padaria ou ao mercado? Uma sacola plástica pode levar cerca de 400 anos para se decompor!
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes. Em cinco minutos, a torneira aberta gasta 12 litros de água tratada! Ou seja, 12 litros de água limpa jogados diretamente e seu uso no esgoto…
  • Não vá ao mercado de estômago vazio! Com fome, você acaba comprando alimentos demais e que não serão consumidos. Um grande desperdício!
  • No trabalho, tenha sua própria caneca e evite os copos descartáveis. Eles levam cerca de 100 anos para serem decompostos.

Você pode encontrar muitas outras dicas simples e fáceis de serem seguidas. algumas sugestões de onde procurar…

Tenha sempre em mente que saúde não é apenas a ausência de doenças, mas também um estado de bem estar social, mental e emocional. Então será que podemos ser saudáveis em um planeta degradado? Pense nisso…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s