Ayurveda

Nós somos o que comemos?

Esta é uma afirmação bastante comum. Mas, na verdade, seria melhor dizer que nós somos o que digerimos!

Você pode estar pensando: mas não é a mesma coisa? Claro que não, pois nem sempre o que ingerimos é corretamente digerido pelo organismo.

Quando comemos uma maçã, por exemplo, não são “pedacinhos” de maçã que alimentam as células do seu corpo, mas sim os nutrientes presentes na fruta: açúcares, vitaminas, minerais. Para que nossas células tenham acesso aos nutrientes, é necessário digerir os alimentos, ou seja, quebrá-los em pequenas partes, em nutrientes essenciais, que possam ser reconhecidas como alimento e assimiladas pelas células.

Então, se nossa digestão não é boa, não seremos capazes de quebar corretamente os alimentos, e nossas células não poderão assimilar o que necessitam, ou assimilarão substâncias nocivas, que não foram quebradas corretamente. Este processo leverá a um enfraquecimento dos tecidos e ao aparecimento de doenças.

E como anda sua digestão? Seu apetite? Será que você está se alimentando corretamente, de acordo com sua constituição, e que seu organismo tem capacidade de digerir corretamente o que está sendo ingerido?

Algumas dicas para avaliar sua digestão:

  • Seu apetite é regular? Sua fome é mais forte na hora do almoço, entre 12h e 14h?
  • Depois da refeição, sente peso no estômago ou alguma sensação de queimação?
  • Depois de 3 ou 4 horas, tem a sensação que toda a refeição ainda está no seu estômago?
  • Sente azia? arrotos? Gases?
  • Pela manhã, logo depois de se levantar, e antes de comer ou escovar os dentes, observe sua lingua num espelho? Ela possui uma cobetura branca, amarelada ou acinzentada? Possui manchas vermelhas? Marcas de dentes nas bordas? Tudo isso pode ser sinal de uma digestão deficiente. A língua deveria ter uma coloração avermelhada, rósea, sem exageros.

O que fazer para melhorar e equilibrar a digestão:

  • Siga uma dieta de acordo com sua constituição
  • Existem diversos condimentos e ervas que ajudam a melhorar e ativar a digestão, como gengibre, pimenta, açafrão, coentro, cominho. Estas ervas podem ser usadas no preparo dos alimentos, ou usadas para guarnecer saladas.
  • Evite beber líquidos, especiamente gelados, durante as refeições. Se você pensar que seu aparelho digestivo é como uma fornalha, ao ingerir bebedas geladas você estará apagando o fogo!
  • Procure alimentar-se regularmente, nos horários corretos e apenas quando tiver fome. Se você não está com fome, seu organismo não irá produzir enzimas suficientes para digerir os alimentos sendo ingeridos, e portanto a digestão não será adequada.
  • Em geral, o horário do almoço é quando temos o apetite mais forte. Então não deixe de almoçar.
  • Se você anda sem apetite, tente comer um pouco de gengibre com sal cerca de 30 minutos antes da refeiçao. Isso é como botar lenha na fogueira.

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