Ayurveda

Ayurveda? O que é isso?

Ayurveda é uma ciência com mais de 5000 anos de existência. Originalmente era transmitida oralmente, de mestre para discípulo, de pai para filho. Os relatos escritos são mais recentes, se assim podemos chamar textos com mais de 2000 anos!

Hoje o Ayurveda é um dos diversos sistemas médicos oficiais da Índia, como a homeopatia, a naturopatia, a medicina Siddha, a medicina Unani e a alopatia. É isso mesmo. Lá existem vários sistemas médicos reconhecidos pelo governo. Muitos consideram o Ayurveda o sistema médico mais antigo da humanidade.

O Ayurveda esta descrito em antigos textos hindus, chamados Vedas, assim como o Yoga. Existem textos clássicos, como Caraka Samhita, que é um tratado de medicina interna, e Sushruta Samhita, um tratado de cirurgia.

Aqui no ocidente, é comum considerarmos o Ayurveda uma terapia alternativa, pois não é reconhecido oficialmente como um sistema médico, e misturamos com outros tipos de terapias, como Reiki, Cristalterapia, Cromoterapia, dentre outros. Mas o Ayurveda é efetivamente um sistema médico, com métodos de diagnóstico e tratamentos validados.

A formação de um médico ayurvédico nas universidades indianas dura cerca de 5 anos e meio. Os médicos recebem o título “Bachelor Of Ayurvedic Medicine & Surgery” (ou BAMS). Não existem cursos universitários em medicina ayurvédica em outros países, além da Índia. No ocidente, e também no Brasil, muitos médicos buscam especializações em Ayurveda com médicos e escolas indianas, e assim, utilizam os princípios do Ayurveda em conjunto com as práticas da medicina ocidental.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s