Todos sabemos que na respiração, o ar rico em oxigênio entra em nosso corpo, através das narinas, e o ar rico em gás carbônico é eliminado. Esta troca de gases ocorre nos pulmões. Vamos ver um pouco do seu funcionamento?

Os pulmões são órgãos de estrutura esponjosa, em forma de pirâmide, assentados sobre o diafragma.

Quando inspiramos, os pulmões se enchem de ar, o que aumenta seu volume. Ao expirarmos, o ar sai dos pulmões e seu tamanho então se reduz. Mas os pulmões não são músculos, como o coração. Então como eles se movem? Como o ar entra e sai?

O responsável por este movimento é o músculo diafragma, sobre o qual os pulmões estão assentados. Quando está relaxado, este músculo tem o formato de uma cúpula. A medida que este músculo se contrai, ele vai ficando mais reto, movendo-se para baixo, aumentado o espaço da cavidade torácica. Os pulmões acompanham este movimento de expansão, sugando o ar externo para dentro, pelas vias respiratórias. Este é o movimento da inspiração.

Quando o diafragma relaxa, volta a sua forma original, de cúpula, reduzindo o espaço na caixa torácica e portanto esvaziando os pulmões. É a expiração. Neste processo, os pulmões não esvaziam completamente, permanecendo um volume de ar residual.

Se quisermos esvaziar ainda mais os pulmões é necessário utilizar os músculos intercostais, que ficam entre as costelas. Através deles é possível aumentar ou diminuir a caixa torácica além do volume criado pelo diafragma.

Mas ainda há um outro conjunto de músculos que podem ser usados: a musculatura da região abdominal. Quando contraímos os músculos abdominais, os órgãos desta região são comprimidos, empurrando o diafragma para cima, reduzindo ainda mais o volume da cavidade torácica e conseqüentemente esvaziando mais os pulmões. Por outro lado, quando expandimos os músculos desta região criamos mais espaço e podemos inspirar mais ar. Na tosse, musculatura abdominal contrai-se rápida e vigorosamente, de modo que os pulmões possam ser comprimidos e expelir o ar e/ou outros corpos estranhos.

About these ads